Profissões como as de professores universitários (de certas disciplinas) e de operadores de call center estão ameaçadas de extinção, entre viárias outras, substituídas pela Inteligência Artificial (IA) num futuro não muito distante.
É o que mostra um recente estudo da Universidade de Princeton, dos Estados Unidos. Analistas de orçamento, contadores e até juízes também estão na lista dos ameaçados pelo desemprego.
Entretanto, na minha opinião, acredito que essa realidade é uma faca de dois gumes.
Se por um lado o efeito da IA no trabalho ameaça extinguir profissões, por outro, poderá, como já ocorre em muitas empresas, auxiliar na execução de inúmeras tarefas.
Embora seja óbvio que o fim de muitos empregos preocupa, não há como frear a tendência cada vez maior de se substituir o serviço humano por novas tecnologias, por exemplo, as mais novas melhorias na modelagem de linguagem dos sistemas, em especial o ChatGPT, lançado pela OpenAl no final de 2022 e que, em apenas dois meses, havia conquistado quase 100 milhões de usuários.
Fonte: Jornal de Uberaba
Continue acompanhando nossas redes sociais! E para saber como podemos ajudar na reversão de uma sentença desfavorável em ações legais, entre em contato conosco e garanta o sucesso no seu processo judicial.