Seguindo a linha de abordagens desta coluna, desta vez quero falar de inovação, do porquê inovar.
Antes, porém, cabe lembrar que a inovação é um conceito que a maioria das pessoas, principalmente os empreendedores conhecem, mas nem todos praticam.
Resumidamente, Inovação nada mais é do que a prática sistemática de desenvolver e comercializar produtos e serviços inovadores para adoção pelos clientes. Uma gestão adequada da inovação permite que as empresas se diferenciam da concorrência e se tornem empresas de referência no mercado.
A história mostra que inovar é necessário, é uma questão de sobrevivência, para qualquer negócio, para qualquer empreendimento. Vide o caso da Kodak.
Essa companhia americana inventou a câmera digital, mas não conseguiu capitalizar sua inovação e acabou ficando para trás quando surgiram concorrentes como Canon e Nikon, oferecendo produtos de melhor qualidade a preços mais baixos. Isso porque a Kodak não queria abrir mão de seu negócio principal, já que as câmeras digitais não exigiam revelação, filme ou outros serviços.
Mas o caso da Kodak é apenas mais um em meio a tantos outros que resultaram em casos de falência e a maioria evidencia o principal dilema do inovador que envolve uma questão cultural e de gerenciamento.
Nesse sentido, algumas regras devem ser consideradas para criar uma estratégia e uma cultura bem-sucedidas de longo prazo que permitam a disrupção do modelo de negócios de uma pessoa ou empresa.
Porque a inovação sempre vai existir, assim sendo, a única opção é inovar e assumir o seu próprio negócio - ou ver alguém assumir o seu negócio.
Abaixo, vou enumerar as regras básicas para quem está inovando ou pretende inovar, regras essas bastante divulgadas pelos experts em inovação: Crie uma visão ágil de longo prazo: certifique-se de que sua visão esteja alinhada com o objetivo certo.
Não se concentre em especificidades, tecnologias ou modelos de negócios específicos, mas em soluções e abrace a mudança em todos os aspectos.
Fonte: Jornal de Uberaba
Continue acompanhando nossas redes sociais! E para saber como podemos ajudar na reversão de uma sentença desfavorável em ações legais, entre em contato conosco e garanta o sucesso no seu processo judicial.