Riscos empresariais são incertezas que podem se materializar em problemas, impactando negativamente a sua empresa. Em função disso, um bom empresário e gestor, tem o esforço necessário de gerenciar e reduzir os riscos em seu trabalho.
Por isso, neste texto vamos te ensinar 3 soluções que você precisa ter dentro de sua empresa para reduzir os riscos empresariais. Ao implementar pelo menos uma delas você prepara sua empresa para obter melhores resultados e lidar melhor com as incertezas problemáticas!
A Importância do Gerenciamento de Riscos
Gerenciamento de Riscos é um assunto muito abordado aqui nos textos do nosso blog. Apesar de apenas 35% das empresas possuírem processos bem definidos para executar a gestão de riscos empresariais, sempre reforçamos a importância desses esforços para o sucesso das empresas.
Os benefícios de um bom gerenciamento de riscos são a redução de incertezas, redução do impacto negativo de um evento problemático, melhorada da tomada de decisão do empresário, dentre outros.
Os Cinco Pilares dos Riscos Empresariais
Uma pesquisa realizada pela Deloitte (Uma das 4 maiores empresas de auditoria do mundo) cita os cinco pilares dos riscos empresariais. Essa é uma visão condensada e simplificada dos riscos, para facilitar uma gestão abrangente e ao mesmo tempo eficaz.
Os cinco pilares de riscos são:
- Financeiros
- Regulatórios
- Operacionais
- Estratégicos
- Cibernéticos
As soluções que vamos apresentar neste texto abordam principalmente os riscos financeiros, operacionais e estratégicos. Entretanto, seus impactos positivos beneficiam a empresa como um todo. Por isso investir no gerenciamento e na redução dos riscos é tão importante! A seguir, vamos falar sobre três maneiras de reduzir os riscos aos quais sua empresa está exposta. Investindo nessas soluções você criará um ambiente mais favorável para o sucesso de sua empresa.
Entretanto, você precisa de realizar simultaneamente um bom gerenciamento de riscos – que é um processo contínuo de acompanhamento.
As 3 Soluções para Reduzir os Riscos Empresariais
1 – O Estudo de Viabilidade Econômica
Essa solução só se aplica se você está abrindo uma nova empresa, ou expandindo as operações de uma empresa já existente. Se não é o seu caso, pode pular para o próximo item!
O Estudo de Viabilidade Econômica tem como objetivo calcular os principais indicadores financeiros para atestar se o seu investimento financeiro é realmente a melhor opção.
Quando um empreendedor começa uma empresa, poucos realmente pensam se aquela é a melhor opção de investimento do seu tempo e capital inicial. Afinal, algumas dezenas ou centenas de milhares de reais serão investidos. Além disso, no mercado financeiro existem variadas opções de rendimentos sem esforço algum. Como saber se abrir uma empresa é a melhor opção?
Pensando nisso, antes de abrir uma nova empresa ou expandir uma operação, é preciso realizar um bom estudo de viabilidade econômica.
2 – O Planejamento Estratégico Empresarial
Independente do porte de sua empresa – de micro a média -, ela pode se beneficiar de um planejamento estratégico.
Quando o empresário planeja e documenta um plano estratégico para sua empresa, ele deixa bem claro para todos quais são os objetivos de longo prazo, e o que precisam fazem para chegar lá.
Um planejamento estratégico é uma análise em três etapas:
- Onde Estamos?
- Para Onde Queremos Ir?
- O Que Precisamos Fazer?
Por isso, uma empresa bem gerida precisa ter seu plano estratégico bem projetado. Além disso, todos seus funcionários conscientes de quais são as diretrizes da empresa. Qual é a missão? A Visão de médio prazo? E os valores praticados no dia-a-dia?
Somente com um bom planejamento e gestão estratégica você conseguirá todos os seus funcionários trabalhando alinhados aos objetivos da organização!
3 – A Gestão de Processos de Negócio
Toda empresa é composta por processos de negócio. Os processos são as atividades executadas continuamente. Que garantem que a empresa continue funcionando.
Poucas são as empresas que sabem bem quais são os seus processos chave. Menos empresas ainda possuem eles documentados e investem nas melhorias contínuas. Além disso, a documentação de processos são ótimas estratégias para reduzir custos, melhorar a produtividade e ter uma boa gestão do conhecimento.
Você precisa de no mínimo ter um bom mapeamento dos seus processos produtivos – aqueles que constroem o produto final ou serviço prestado. Isso garante que você consiga identificar as oportunidades de melhoria, ou possa compartilhar esse conhecimento com facilidade.
Essa boa gestão do conhecimento é importante para facilitar o treinamento de novos funcionários, seja como uma boa prática de recursos humanos, seja para a expansão de sua empresa.
Conclusão: Invista em Sua Empresa!
Estas são apenas algumas das soluções que você pode implementar na sua empresa para reduzir os riscos empresariais. Elas envolvem principal os pilares de riscos financeiros, estratégicos e operacionais, mas impactam os outros pilares indiretamente.
Escolher a solução certa para a fase atual de sua empresa pode ser um desafio, e neste momento você pode precisar de uma ajuda profissional. Este é o principal trabalho de uma empresa de consultoria.
Fonte: UCJ
Estamos prontos para ouvir você. Não hesite em nos contatar para qualquer dúvida, consulta ou assistência. Aguardamos sua mensagem