A estrutura organizacional de uma startup deve ser determinada desde o início das atividades da companhia. Sendo bem organizada, a relação entre as posições profissionais das equipes na companhia terá um melhor funcionamento. É possível encontrar diversas posições-chave e títulos dentro das startups, por isso, é importante saber a utilidade dessa estrutura de equipe desde o início das atividades.
Vale destacar que, apesar da importância da estrutura organizacional bem estabelecida, ela pode ser alterada de acordo com o tempo e com as necessidades que surgem dentro da empresa. O mais importante é que antes de estabelecer ou reformar a estrutura, os estudos sejam bem realizados. Confira as principais posições de gestão dentro dessas organizações.
Cargos importantes na estrutura organizacional das startups
A principal diferença dos cargos dentro das empresas startups é a menor quantidade de definições das posições. Geralmente as companhias têm suas equipes ou “times” formados, com os “heads” liderando cada uma dessas divisões. Em geral, as estruturas organizacionais podem apresentar algumas diferenças quanto à nomenclatura. Veja:
Diretor Executivo (CEO)
Esta é a posição importante em uma empresa startup, na qual o CEO é o líder em todas as áreas da empresa.
Diretor de Tecnologia (CTO)
Esta posição é a de liderança em tecnologia nessas empresas. Já que as startups dependem de tecnologia em constante evolução, essa posição é fundamental para garantir a tecnologia certa para expandir os negócios da melhor forma.
Diretor financeiro (CFO)
O cargo da gerência financeira é responsável por regular todas as transações financeiras da empresa. A posição é de fundamental importância para o gerenciamento de forma otimizada das finanças, como o fluxo de caixa financeiro da empresa.
Diretor de Marketing (CMO)
Mesmo os empreendedores iniciantes precisam dessa importante posição. Onde a posição é encarregada de apoiar a estratégia de marketing relevante na empresa. Com a estratégia certa, a empresa pode naturalmente crescer melhor. Quanto maior o lucro que pode ser alcançado e maior o crescimento da empresa.
Diretor Executivo (COO)
Esta posição é necessária para exercer o controle sobre as atividades do dia-a-dia da empresa. Para correr suavemente sem obstáculos, a pessoa responsável deve ser capaz de gerir os colaboradores para realizar todas as atividades de trabalho de acordo com suas funções, em vista de atingir os objetivos da empresa.
Benefícios da estrutura organizacional bem definida
• Aumento no moral dos funcionários;
• Auxílio no plano de carreira;
• Conhecimento interno de funcionamento;
• Facilidade com relatórios;
• Padronização de processos;
• Resolução de problemas.
Fonte: Educa Mais Brasil
Estamos prontos para ouvir você. Não hesite em nos contatar para qualquer dúvida, consulta ou assistência. Aguardamos sua mensagem