Desde 2008 no Brasil, o Twitter, atual X, que ficou fora do ar neste sábado, 31, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), já foi uma das plataformas preferidas de investimento por parte do mercado publicitário nacional. Em 2021, a rede chegou a ter no Brasil sua quarta principal operação.

No final de 2022, tinha 24 milhões de usuários, número que, em janeiro deste ano, segundo a Snaq, chegava a 22 milhões. Ainda de acordo com a empresa de monitoramento, a rede tem, em média, 9,3 milhões de brasileiros que se configuram como usuários ativos mensais.

Em 17 de agosto, Elon Musk, proprietário do Twitter desde 2022 quando pagou US$44 bilhões pela rede, anunciou o fim das operações da empresa no Brasil. A decisão foi tomada pelo perfil oficial de relações internacionais do X e causou a demissão de cerca dos 40 funcionários da rede que atuavam no país.

De 2017 a 2002, a rede foi comandada no Brasil por Fiamma Zarife, uma das mais renomadas líderes de empresas de tecnologia na região que, atualmente, conduz o AirBnb. Assim que assumiu como Country Manager, em entrevista à Forbes Brasil, Fiamma destacou que o negócio ia além da propaganda, em si.
​​
“Além da publicidade das marcas, estamos trabalhando para oferecer consultoria estratégica às agências e empresas anunciantes. Como o mundo digital está conquistando mais verbas de marketing, temos a oportunidade de oferecer formatos inovadores dentro do timing certo”, disse Fiamma.

Senso de comunidade

Com uma receita publicitária global que, em 2023, foi de US$2,5 bilhões, o Twitter desempenhou um papel importante para o mercado brasileiro. De acordo com Cristiane Camargo, CEO do IAB Brasil, entidade que trabalha para o desenvolvimento da publicidade digital, o Twitter trouxe cenários bem inovadores a partir do seu lançamento.

“Estávamos em uma época de descoberta do que seria a publicidade digital e ainda havia um caminho intermediário para a publicidade offline.. Nessa época, as peças publicitárias tinham continuidade e sustentação de campanha no digital e as ferramentas de busca estavam encontrando seus lugares na indexação dos links patrocinados e muito SEO”, explica.

De acordo com a executiva, naquele contexto, o Twitter ampliou as possibilidades e criou ambientes de conversas entre pessoas e marcas. “Consolidou o que chamamos de senso de comunidade e deu espaço para um ambiente mais solto, além de uma visão pioneira de continuidade e ampliação das mensagens quando integradas aos outros meios. O Twitter, sem dúvida alguma, mostrou um caminho muito fértil na integração dos meios e abriu caminhos para a potência que existe nas conversas”, conclui Cristiane.

Contribuição para a publicidade digital

Para o publicitário Guilherme Jahara, que já passou por algumas das principais agências de publicidade do Brasil e, atualmente é sócio e co-CCO da Dark Kitchen Creatives, o formato ágil e dinâmico permitiu que as marcas aproveitassem tendências, gerassem conversas e participassem de momentos culturais em tempo real.

“O Twitter foi precursor ao fazer parcerias estratégicas com marcas e eventos, antes de outras redes sociais. Isso ajudava os anunciantes a se conectarem de maneira autêntica e contextual com audiências específicas, aumentando a visibilidade e a relevância das mensagens. Um ótimo exemplo é o que as marcas vinham fazendo durante o BBB e transmissões esportivas – do futebol, mais popular, a modalidades em plena ascensão, como NBA e NFL”, destaca Jahara.

Big techs e democracias

Na análise de Sthefano Cruvinel, presidente da EvidJuri, a decisão de Elon Musk de encerrar as atividades da plataforma X no Brasil, após discordâncias com decisões judiciais, evidencia uma crescente tensão entre corporações globais de tecnologia e soberanias nacionais. “O anúncio abrupto reflete uma falta de diálogo entre a empresa e seus colaboradores, além de destacar o atrito entre a justiça brasileira e as operações globais.”

Para Camila Costa, CEO da agência iDTBWA, “é uma contradição pensar que o Twitter chegou e se fortaleceu ao dar espaço para que as pessoas colocassem suas opiniões e se posicionassem em temas relevantes. Foi a plataforma que nos fez desbravar a segunda tela com formatos inovadores e abriu oportunidades infinitas de interação simultânea. Potencializou os maiores momentos da TV brasileira e facilitou a conexão com momentos de experiência de marca também fora das telas.”

 

Fonte: Jovens de Sucesso

 

Gostou do conteúdo? Acompanhe o meu portal e as minhas redes sociais

Blog do Grupo

Grupo Cruvinel Grupo Cruvinel
M&A12/11/2024

Como garantir o sucesso em M&As com compliance de riscos

Ler mais Ler Mais
Grupo Cruvinel Grupo Cruvinel
Perícia Judicial08/11/2024

Estratégias poderosas para vencer no judiciário

Ler mais Ler Mais
Grupo Cruvinel Grupo Cruvinel
Segurança05/11/2024

10 dicas infalíveis para se proteger de golpes virtuais

Ler mais Ler Mais
Grupo Cruvinel Grupo Cruvinel
Perícia Judicial01/11/2024

Estratégias eficazes para enfrentar laudos periciais desfavoráveis

Ler mais Ler Mais
Grupo Cruvinel Grupo Cruvinel
Tecnologia29/10/2024

As 5 Maiores Tendências Tecnológicas para 2025

Ler mais Ler Mais
Grupo Cruvinel Grupo Cruvinel
Segurança25/10/2024

A Segurança Cibernética na Era da IA e da Nuvem Híbrida

Ler mais Ler Mais
Grupo Cruvinel Grupo Cruvinel
Segurança22/10/2024

Desmistificando a venda de software: realidade vs. expectativa

Ler mais Ler Mais
Grupo Cruvinel Grupo Cruvinel
Tecnologia15/04/2024

Sthefano Cruvinel é Destaque em Entrevista na TV Record: Os Reais Objetivos das Gigantes Tecnológicas

Ler mais Ler Mais
Grupo Cruvinel Grupo Cruvinel
Tecnologia13/04/2024

Entrevista Exclusiva: Sthefano Cruvinel Amanhã 14/04, na TV Paranaíba afiliada da Rede Record

Ler mais Ler Mais
Grupo Cruvinel Grupo Cruvinel
empreendedorismo22/03/2024

CEO DINNER: Sthefano Cruvinel em Uma Noite de Inspiração e Networking com a Amcham

Ler mais Ler Mais
Empreendedor e Auditor Sthefano Cruvinel Transforma o Mundo dos Negócios com a Evidjuri
Grupo Cruvinel Grupo Cruvinel
empreendedorismo25/11/2023

Empreendedor e Auditor Sthefano Cruvinel é Destaque na TV Record

Ler mais Ler Mais
Chat GPT: A utilização da Inteligência Artificial
Grupo Cruvinel Grupo Cruvinel
Inteligência Artificial26/06/2023

Chat GPT: A utilização da Inteligência Artificial

Ler mais Ler Mais
Segurança nas Compras Online: Proteja-se de Golpes e Fraudes
Grupo Cruvinel Grupo Cruvinel
Segurança10/05/2023

Sthefano Cruvinel é Destaque na TV Globo com Dicas Essenciais Para Compras Online

Ler mais Ler Mais
A abordagem estratégica da Evidjuri para a produção de evidências com rendimento de 90% + taxa de sucesso
Grupo Cruvinel Grupo Cruvinel
Foco em resultados22/12/2021

Entrevista Exclusiva na Band: Sthefano Cruvinel Revoluciona o Sucesso Judicial com a Evidjuri

Ler mais Ler Mais
Imagem Whatsapp